• ir para o menu
  • ir para o conteúdo

Câmara autoriza repasse para 17ª Cavalgada da Fé

Capa da notícia

O Poder Legislativo de Iraí aprovou o Projeto de Lei nº 032/2023, de autoria do Poder Executivo, autorizando a Administração a custear despesas até o valor de R$ 8 mil com alimentação dos cavalarianos e outras despesas necessárias durante a passagem da 17ª Cavalgada da Fé pelo Município de Iraí.

A Cavalgada, que está na programação da 59ª Romaria Diocesana em honra aos Beatos Manuel e Adílio, conta com a participação de aproximadamente 60 cavaleiros, que irão percorrer um trajeto de aproximadamente 200 quilômetros, saindo do Santuário no Chão Sagrado do Martírio, em Feijão Miúdo, no interior de Três Passos, passando por Vista Gaúcha, Palmitinho, Vista Alegre, Frederico Westphalen, Iraí, Alpestre, Rio dos Índios até a chegada no santuário dos beatos, em Nonoai. Os cavalarianos chegaram no município de Iraí no dia 16, pernoitando no Distrito de Vila Salete, seguindo nesta quarta-feira, 17, até a comunidade de Bela Vista, onde em ambas as comunidades foi servido refeições para o grupo.

O evento de devoção e fé, dedicado aos beatos Manuel e Adílio, mescla a tradição gaúcha por meio da cavalgada, utilizando, assim, o mesmo meio de transporte que foi usado pelos religiosos em 1924 quando se dirigiam para a região e foram mortos antes de chegarem ao vilarejo de Três Passos.

A cavalgada começou em 2005 e tinha como objetivo promover o nome do padre Manoel e do coroinha Adílio, divulgando a história dos dois e intercedendo pela beatificação de ambos. Dois anos depois, em 2007 a Igreja reconheceu os mártires e os beatificou, passando os dois a serem conhecidos popularmente como os beatos mártires do Rio Grande do Sul.

Manuel Gómez González, nasceu no ano de 1877 em Tuy-Pontevedra, Espanha. Ordenado sacerdote diocesano, trabalhou na Espanha e Portugal. No Brasil, foi um pároco zeloso em Nonoai. Adílio nasceu no ano de 1908, em Dona Francisca, Brasil. Transferiu-se para Nonoai e acompanhava o Pe. Manuel nas viagens pastorais. Perseguidos pelo ódio à fé foram martirizados em 21 de maio de 1924 em Três Passos.

Foram beatificados em 21 de outubro de 2007 em Frederico Westphalen pelo Cardeal Saraiva Martins, delegado Pontifício de sua santidade o Papa Bento XVI. São Patronos da Diocese de Frederico Westphalen. O Padre Manuel foi sacerdote corajoso na defesa da fé e dos princípios cristãos. O jovem Adílio foi um dos santos intercessores da Jornada Mundial da Juventude no Brasil em 2013.

Autor: Fernando Sucolotti

Fonte: Ascom/Câmara

Data: 17/05/2023


Localização

Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000

Horários de Atendimento

Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m

Entre em Contato

(55) 3745-1221

Sua opinião é muito importante

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.