• ir para o menu
  • ir para o conteúdo

Situação do setor lácteo é pauta de reunião entre Martins e Afonso Hamm

Capa da notícia

O presidente da Câmara de Vereadores de Iraí, Paulo Martins, esteve em Brasília, onde participou de vários compromissos oficiais em buscas de recursos para o município de Iraí. Em destaque, a reunião com o deputado federal, Afonso Hamm.

Na ocasião, Martins entregou a “Moção de Apoio” em defesa dos produtores de leite de Iraí, devido à crise leiteira que está atingindo o Brasil e solicitou o apoio do deputado em defesa dos agricultores. No texto da Moção, o presidente da Câmara, Paulo Martins, destaca que no levantamento da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf-RS), o preço pago pelo leite adquirido junto aos produtores rurais gaúchos caiu até R$ 1 por litro entre janeiro e julho deste ano. O principal fator para a queda no valor é o aumento na importação do leite do Uruguai e da Argentina, que somaram R$ 2,5 bilhões no período, alta de 224% em relação aos sete primeiros meses de 2022. Isso ocorre devido há uma tendência da chegada do leite vindo da Nova Zelândia, na forma de dumping, (comercialização de produtos a preços abaixo do custo de produção) com um preço mais competitivo e atrativo até o os dois países, e com isso revendem para o Brasil, sem nenhuma tributação, devido aos acordos do Mercosul.

No Rio Grande do Sul há 10 anos haviam 100 mil produtores de leite e atualmente este número foi reduzido para 30 mil, pois não há incentivos e há dificuldades em se ter uma produção viável. A Argentina por exemplo subsidia 40% da produção local, barateando os custos. No Brasil os insumos como o diesel estão em tendência de alta, e impactam diretamente sobre a produção, sem falar na importação de leite em pó, que também disparou no país.

De acordo Martins, o preço baixo do produto, o elevado custo dos insumos e a liberação da importação de leite em pó, está inviabilizando a atividade, colocando em risco muitos produtores. “A crise no setor produtivo nacional do leite é responsabilidade do governo federal, pois ela se originou por falta de políticas públicas e efetivas e o nosso produtor de leite está sendo atropelado pelo aumento das importações de leite e leite em pó de países do Mercosul, o que precisamos com urgência é garantir o preço justo aos agricultores para que a cadeia produtiva não vá à falência”, destacou Martins.

Já o deputado federal Afonso Hamm, destacou que nunca se teve uma importação tão grande como está tendo nos últimos meses, e que em Brasília os produtores de leite do Rio Grande do Sul e do Brasil tem um representante que está trabalhando muito nesta pauta em defesa da produção de leite. Hamm frisou que estão pressionando o governo para melhorar a condição de garantia de preços aos produtores locais e principalmente segura a importação.

Autor: Fernando Sucolotti

Fonte: Ascom/Câmara

Data: 24/11/2023


Localização

Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000

Horários de Atendimento

Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m

Entre em Contato

(55) 3745-1221

Sua opinião é muito importante

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.