• ir para o menu
  • ir para o conteúdo

Grupo de Escoteiros Coroados recebe homenagem do Legislativo

Capa da notícia

Os vereadores de Iraí prestaram homenagem ao Grupo de Escoteiros Coroados, pela passagem do dia Mundial do Escotismo e pelos 49 anos em plena atividade, sem nenhuma interrupção do grupo.

De acordo com os parlamentares o movimento contribui com o desenvolvimento dos jovens, formando cidadãos de caráter, pessoas de bem, participativos em prol do bem comum de uma sociedade. No escotismo os jovens são divididos por faixa etária: 07 aos 11 anos são os lobinhos; 11 aos 15, escoteiros; 15 aos 18, sêniores e guias; 18 aos 21, pioneiros; acima de 21 anos os adultos são chamados “Chefes” e prestam serviço voluntário à juventude escoteira.

Os escoteiros são o maior movimento de jovens do mundo. Em Iraí o Grupo Coroados conta com a participação de aproximadamente 40 crianças. Fundado em 25 de agosto de 1972, o grupo é único da regional que trabalha sem cobrar mensalidade e atualmente conta com a chefia do Rui Cezar Cazarotto (presidente dos Coroados), e dos chefes Mateus Ganzer, Sandra Angela Engel Cazarotto, Elisângela Mendonça, Rosa Maria Ribeiro, Karine Nienow, Silvania Julice Machado e Sérgio Helfenstein.

A Sessão, conduzida pelo presidente Paulo Martins, contou com a presença dos vereadores e parte da chefia do Grupo Coroados.

Histórico do Escotismo

O Movimento Escoteiro foi fundado em 1907, na Inglaterra, pelo militar Robert Stephenson Smyth Baden Powell. Ele percebeu que os jovens ingleses da época viviam na rua, não possuíam valores e acabavam perdendo grande parte da sua juventude sem que se tornassem úteis para a sociedade.

Baden Powell então escreveu um livro chamado Escotismo para Rapazes, em que falava sobre atividades ao ar livre e cidadania. O livro foi um sucesso de vendas, estando entre os mais vendidos do mundo atrás apenas da Bíblia e do Alcorão. A cada dia que passava cada vez mais jovens se reuniam e formavam patrulhas escoteiras junto com seus amigos. Seguindo todas as dicas e regras descritas por Baden Powell. Era o início do escotismo.

No verão do mesmo ano, do dia 1 ao dia 08 de agosto, na Ilha de Brownsea, Baden Powell reuniu 20 garotos para realizarem o primeiro acampamento escoteiro da história. Era a oportunidade de testar na prática os ideias de cidadania, espírito de equipe, atividades ao ar livre e todas as demais instruções descritas no livro. Durante uma semana os garotos aprenderam técnicas de acampamento, primeiros socorros, disciplina, trabalho em equipe, montar barracas, como fazer fogo, cozinhar... Depois desse acampamento, Baden Powell percebeu que o Escotismo podia mudar a vida de muitos jovens não só na Inglaterra, mas em todo o mundo. Ele pediu licença do serviço militar e começou sua viagem pelo mundo para fortalecer o Movimento Escoteiro.

Em 1910 o Escotismo chegou no Brasil. O movimento foi trazido por militares que tiveram contato com escoteiros na Inglaterra. No mesmo ano foi fundado o Centro de Escoteiros do Brasil. Em 1914 já existiam diversas Tropas e Grupos em quase todos os estados. Um ano depois, em 1915 uma proposta para reconhecer o Escotismo como Utilidade Pública resultou no Decreto do Poder Legislativo nº 3297, sancionado pelo Presidente Wenceslau Braz em 11 de junho de 1917 que no Art. 1º estabelecia: “São considerados de utilidade pública, para todos os efeitos as associações brasileira de escoteiros com sede no país.”. O Movimento Escoteiro no Brasil, porém, só veio a ganhar amplitude nacional com a fundação, em 1924, no Rio de Janeiro da UEB - União dos Escoteiros do Brasil, que começou o processo de unificação de diversos grupos e núcleos escoteiros dispersos no país.

Autor: Fernando Sucolotti

Fonte: Ascom/Câmara

Data: 09/09/2021


Localização

Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000

Horários de Atendimento

Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m

Entre em Contato

(55) 3745-1221

Sua opinião é muito importante

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.