• ir para o menu
  • ir para o conteúdo

Outubro Rosa: Câmara terá palestra com o Dr. Adriano Imperatori

Capa da notícia

Com o objetivo de alertar homens e mulheres sobre o câncer de mama, o Poder Legislativo de Iraí traz o médico mastologista Dr. Adriano Imperatori, que realizará palestra com o tema “Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama”. O evento será realizado na Câmara de Vereadores, no dia 28 de outubro às 14 horas e, é aberta ao público.

Iraiense, Dr. Adriano, é formado desde 2012 em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria, residência médica em ginecologia e obstetrícia pela Universidade Federal da Fronteira Sul Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo entre os anos 2014 a 2017, residência Médica em Mastologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre de 2017 a 2019, e, é especialista pela Sociedade Brasileira de Mastologia.

Segundo o Dr. Adriano, o câncer de mama ocorre em todos os países do mundo, em mulheres com qualquer idade após a puberdade, mas com incidência aumentada nas mulheres com idade mais avançada, sendo a neoplasia mais prevalente no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Essa doença também acomete os homens, porém é raro, representando 1% do total de casos da doença. Em 2022, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença. O câncer de mama é também a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. A incidência e a mortalidade tendem a crescer progressivamente a partir dos 40 anos.

Os principais sintomas do câncer de mama são caroço, pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Pequenos nódulos no pescoço ou região abaixo das axilas também podem aparecer.


Câncer de mama

O câncer de mama é um tumor com alta probabilidade de cura quando detectado em fases iniciais, mais comum após os 40 anos e principalmente após os 50. O diagnóstico se baseia no autoexame mensal das mamas, no exame físico periódico por profissional de saúde e, principalmente, por meio do exame de mamografia. Esse exame deve ser realizado anualmente por todas as mulheres a partir dos 40 anos, mesmo quando o autoexame for normal.

Lembre-se: o autoexame das mamas é apenas a primeira precaução. A consulta ginecológica anual e a atenção aos sinais emitidos pelo corpo, como o aparecimento de secreções e dores, são essenciais para prevenir e tratar qualquer problema.

Autor: Fernando Sucolotti

Fonte: Ascom/Câmara

Data: 19/10/2022


Localização

Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000

Horários de Atendimento

Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m

Entre em Contato

(55) 3745-1221

Sua opinião é muito importante

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.